quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Mais dicas!

MAQUIAGEM TEM VIDA CURTA; SAIBA COMO CONSERVÁ-LA ATÉ O FIM DA VALIDADE.


Mais da metade dos adultos ingleses usa cosméticos todo dia. Desses, 15% não sabem que eles têm data de validade e 66% admitem que conhecem os prazos, mas usam os produtos mesmo que estejam vencidos.


Blush, batom, sombra e cremes têm vida curta; antes que a validade expire, veja como conservar melhor o seu acervo

Blush, batom, sombra e cremes têm vida curta; antes que a validade expire, veja como conservar melhor o seu acervo

Os dados foram levantados pela Opinium Research --uma das maiores empresas de pesquisa da Inglaterra.
No Brasil, a reportagem entrevistou 50 consumidoras assíduas de maquiagem. Dessas, 30 admitem que usam produtos vencidos.

As principais justificativas são o preço dos cosméticos e a sensação de "desperdício" ao jogar fora um produto que ainda não acabou.

"Quando a validade expira, há mais chance de crescimento de fungos e bactérias", diz a dermatologista Denise Steiner, da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
O uso de produtos contaminados também agrava quadros de acne e pode causar inflamação em pequenas feridas e lesões.

CONSERVAÇÃO

A validade da maquiagem varia de acordo com as condições de armazenamento.
A data indicada na embalagem costuma ser o "prazo mínimo", o período em que o fabricante garante que o produto pode ser usado.
Depois disso, cabe ao consumidor avaliar os riscos. "Quando o produto está com a cor modificada, fica separado em duas fases, com odor diferente ou causa irritação, deve ser jogado fora imediatamente", diz Steiner.
O corretivo exige atenção especial. Por ser usado para esconder espinhas, ele fica contaminado por bactérias, que voltam para o rosto cada vez que o produto é usado.
Outros reis da troca de bactérias são maquiadores profissionais que não lavam seus pincéis com frequência.
A dermatologista lembra que, há poucos anos, as manicures usavam o mesmo alicate para todas as clientes, sem descontaminá-lo, e todo mundo achava isso normal.
"Um dia ainda vamos considerar uma falta de higiene essa história de usar o mesmo rímel que um desconhecido", afirma Steiner.

ONDE DEIXAR

A melhor forma de guardar maquiagem é em caixas transparentes, em lugar seco, fresco e escuro.
Uma penteadeira com gavetas no quarto ou o armário são as melhores escolhas.
O banheiro é o pior lugar para guardar cosméticos. O calor, o vapor e a pouca ventilação ajudam na proliferação de bactérias e alteram a composição do
cosmético.
A consistência do produto também influencia a validade. Segundo a médica Renata Velloso, quanto mais seco, mais resistente.
Assim, a sombra em pó dura mais que a cremosa, que dura mais que a líquida. O mesmo vale para base, corretivo, delineador e blush.
O rímel tem vida ainda mais curta. A embalagem escura e a consistência líquida são ideais para as bactérias.
Para aumentar sua duração, evite ficar "bombando" o pincel dentro do tubo. Isso leva ar para dentro do frasco e facilita ainda mais a vida dos micro-organismos.
Outra solução é improvisar. Muitas vezes, a maior diferença entre um rímel caro e outro de marca boa, só que mais barato, é o pincel.
"Se a sua máscara chiquérrima estragar e o dinheiro estiver curto, deixe o pincel de molho em água quente com xampu neutro e lave bem. É só usar esse pincel para aplicar uma máscara mais em conta", sugere Velloso.

QUANTO DURA CADA PRODUTO

Maquiagem para o rosto
6 meses para os produtos líquidos e dois anos para produtos em pó
Rímel
3 meses
Delineador e sombra
Para delineador líquido, 3 meses; sombras cremosas, 6 meses; lápis e sombras em pó, 2 anos
Batons e lápis de boca
2 anos. Batons de longa duração costumam ter uma validade mais curta porque contêm ingredientes que evaporam mais rápido do que os produtos tradicionais
Esmaltes
2 anos. As fórmulas dos esmaltes são especialmente sensíveis à umidade, então pelo menos eles devem ficar fora do banheiro
Perfumes
2 anos
Filtro solar
6 meses
Cremes para o rosto
6 meses
Produtos para o cabelo
1 ano

GARANTA A VALIDADE DE MAQUIAGENS E COSMÉTICOS

1 - Lave e seque as mãos antes de manipular produtos de beleza. Se possível, use uma espátula para tirar o produto da embalagem em vez de usar os dedos.
2 - Evite se recontaminar. Se você usou uma máscara e logo depois teve conjuntivite, é muito provável que a bactéria esteja no tubinho. O mesmo vale para um gloss usado antes de ter herpes labial. No caso de batons e lápis de olho, dá para cortar a pontinha e usar o restante.
3 - Sempre que for aplicar maquiagem numa espinha ou cravo, use um cotonete. Evite usar o pincel ou a esponja, que podem ficar contaminados, espalhando bactérias para o resto do rosto.
4 - Lave seus pincéis de maquiagem no mínimo uma vez por mês, com água morna e xampu neutro. Esponjas devem ser trocadas no mesmo período.
5 - Muitos pós compactos não têm separação entre a esponjinha que você usa para aplicar o produto e o pó. Nesse caso, coloque um papel para evitar o contato e lembre-se de lavar ou trocar a esponjinha todo mês.
6 - Produtos que você leva na bolsa sofrem bastante por causa do calor e do transporte. Por isso, eles têm seu prazo de validade reduzido. Tente transportar apenas o necessário e troque esses produtos com maior frequência.
7 - Dê preferência às embalagens menores. A falsa ilusão de economia ao comprar um perfume grande ou uma base gigantesca corre pelo ralo se o produto demora demais para ser usado.

Espero que vocês gostem das dicas.

Bjs

4 comentários:

Larii disse...

Seguindo tbm ! =D

Giovanna Lino disse...

achei super util as dicas
vou usa-las
beijos

divug blog disse...

olá já estamos divulgando seu blog, por favor indique o blog para seus amigos. agradedeço por participar.
Seja seguidora dos outros blogs lá divulgados, assim todo mundo ganha.

Divug Blog

Paula Freitas - Blog TodaBeleza disse...

Adorei as dicas, vou twittar, ok?
O seu blog é muito fofo, vou passar sempre por aqui.
Bjux :*
Paula