segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

SAÚDE

Costumo sofrer com retenção de líquido – o que tem me atrapalhado na hora de perder peso. Ainda mais com esse calorão que tem feito aqui em Salvador .

A retenção hídrica é um tema bastante complexo, pois as causas são múltiplas. Entre as mais comuns estão: ação hormonal durante a menstruação, dieta, ou efeito colateral de algum medicamento.

Durante o ciclo menstrual, o organismo libera progesterona, hormônio que prepara o útero para a gravidez. É ele o responsável pela retenção hídrica do período pré-menstrual. Segundo Rogério Guimarães, diretor da Clínica Ânima de Ginecologia, em São Paulo, “é esperado que a mulher ganhe peso por retenção de líquido neste período, sem que haja propriamente uma disfunção”. Porém, nem todas as mulheres notam esse inchaço.



Getty Images
O sal é outro vilão dos inchaços. Dieta rica em sódio é uma armadilha. Sim, porque não pense que por não salgar demais o arroz você está livre do problema. O sódio também é encontrado no shoyo, em temperos prontos, macarrão instantâneo e azeitonas em conserva. Medicamentos como antiinflamatórios e cortisona também podem contribuir para o inchaço.
Guimarães lembra que pessoas com insuficiência renal ou cardíaca desenvolvem edema-inchaço. E que características individuais podem resultar em retenção de líquido.
- Algumas pessoas têm uma quantidade maior de tecido conjuntivo e adiposo. Isso faz com que haja mais espaço entre os órgãos e estruturas, e pele e músculos. São locais onde o líquido pode se acumular com maior facilidade e ser eliminado com maior dificuldade.

Os especialistas dão algumas dicas para evitar a retenção de líquidos:

1-Tome bastante água. Manter o corpo bem hidratado e os rins funcionando ajudam na eliminação adequada de sódio.
2- Pratique exercício físico. Não há nada que elimine mais sódio do que suar.
3- Faça drenagem linfática. Ela ajuda a remover o líquido acumulado nos espaços extracelulares e encaminhá-lo aos rins para eliminação pela urina (não esqueça de urinar com a devida frequência). Drenagens manuais ou com aparelhos são igualmente eficazes.


Nenhum comentário: